quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Um ponto na linha


E a festa começava. Mas por que mesmo festejávamos? Celebrávamos uma etapa, um ciclo concluído, um novo andar galgado. Mas essas “etapas” não somos nós mesmos que criamos? Assim sendo, tudo estava quadrado. As crianças entraram para comemorar o fim do quinto ano do ensino fundamental. Hoje tudo se comemora e se encerra mais cedo – parece que a urgência para se “preparar” e “saber” mais (do mesmo) está se intensificando. Quem sabe em 2050 não faremos formatura de crianças de seis anos já na pré-escola? Ou de bebes na saída da maternidade? Olhando currículos? Talvez.

E como eu contava: tudo estava quadrado e caótico. O chapéu preto (cujo nome de registro é capelo) era quadrado, o barulho era caótico. E as professoras, coitadas: jovens, repetiam a cartilha e, confusas, andavam em meio aos príncipes e princesas do ensino fundamental – buscando um olhar para se encontrar, um amigo para se encostar, uma parede para se segurar. O paraninfo, ao entardecer dos seus 25 anos, declamava um discurso de poesia, beleza, amor e liberdade (ou algo neste sentido) aos jovenzinhos de nove e dez anos.

Quanta vida! E tão cedo! Talvez seja por isso que a professora de matemática estava preocupada com os erros no preenchimento de gabaritos dos simulados. O vestibular vem ai, garotada! – parecia dizer.

E a diretora? Essa me emocionou. Sua voz – pouco adequada a uma pessoa que narra um evento ou conta uma história – ecoava de maneira estranha no salão. As famílias, incomodadas com os pequenos detalhes, ao reclamar fortaleciam quem acreditavam ser. E no meio de uma coxinha de frango e uma alfinetada nos erros de gramática da professora de português – estava o olhar de esperança sobre o filho que, inconsciente do sentido do olhar, dançava.

Como uma âncora que traz todos ao chão – ou por vezes leva todos aos ares – chegou a hora de apresentar a turma de formandos da quinta série! A diretora narrava os sonhos de cada um na medida em que as crianças subiam ao palco. Sonho? Não tenho sonho – disse meu sobrinho. Daí inventava um – já que precisava ter. Engenheiros, atrizes, jogadores de futebol – o futuro brilhava nos olhos da platéia, ainda que cansada do calor e do ritual.

Mas vale comentar que tinham também aqueles que, de alegria genuína, festejavam. Felizes. Para eles, uma formatura é apenas uma formatura. E que continue sendo – lavada.

Nenhum comentário: