sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Maya e Raj

Essa semana aconteceu algo bem curioso e inusitado: fui a um típico casamento indiano sem ser convidado!

Convidados dançam no meio da rua em direção da festa

Fui almoçar com meus colegas que dividem apartamento comigo. Comemos em um restaurante chinês e na volta demos de cara com um casamento indiano acontecendo em plena rua.

Noivo chega em seu cavalo branco

O noivo estava montado em um cavalo e era seguido por uma procissão de gente e uma banda.

O cavalo branco

Enquanto a banda tocava, os fogos de artifício explodiam, o transito parava, o noivo desfilava no cavalo e os indianos dançavam em plena rua caótica de Mumbai!Estava tudo tão bonito e tão colorido, a música era linda e contagiante. E o noivo estava tão feliz, ele sorria tanto que fiquei realmente emocionado.

Noivo explodindo de felicidade =)

Os casamentos na Índia são em grande maioria arranjados. Pelo que me contaram, os pais do noivo buscam uma noiva para ele, que tenha mais ou menos as mesmas condições financeiras e de educação do noivo. Nesse casamento, os noivos tinham 24 anos e pertenciam à casta mais alta.

Noiva chega carregada a la cleopatra

Como estávamos acompanhando a procissão pela rua e tirando milhares de fotos, acabamos chamando a atenção. A procissão andou por uma hora até chegar no espaço fechado em que seria a festa. Aí, acreditem, fomos convidados a entrar!

Só que minha roupa não estava nada adequada: havaianas, bermuda e blusa regata dormida! Enquanto isso os homens usavam turbantes vermelhos e roupas douradas, prateadas...e as mulheres, sáris belíssimos e jóias no rosto inteiro.

Vestido a carater

Lá dentro fomos super bem recebidos e na super cara de pau, até suquinho e salgadinho comemos e bebemos.

Batalhão masculino

Fomos informados que o casamento durava 3 dias! Este era o último. Ufa! A noiva, ao contrário do Brasil não se veste de branco e ela não se atrasa porque tem que estar lá esperando o noivo chegar em seu cavalo branco.

Ele chega carregado nos ombros dos homens e em um palco giratório encontra sua amada (que por sinal ele conheceu pouco tempo antes depois das famílias acordarem o casamento!). Os dois trocam colares feitos de flores. Essa parte representa o lado da noiva. Como se eles selassem o compromisso no lado feminino.

Trocando os colares de flores

Daí o noivo vai para um espaço todo suntuoso e espera a noiva, sentado em uma cadeira de rei. A noiva chega carregada por 4 homens em um tipo de cama a la rainha Cleópatra e senta-se de frente para o noivo. Esse encontro representa o laço sendo selado no lado masculino!

O casório

Daí seguem-se rituais e mais rituais...

Enfim casados

Só acho que no final das contas exageramos na cara de pau. Na Índia nada é previsível: com o mesmo tom amável que fomos convidados a entrar e bem tratados lá dentro, também fomos convidados a nos retirar da festa. Parece que a família da noiva não gostou da presença de firangues estrangeiros ;)

3 comentários:

Dani Araujo disse...

Ai q LINDO!!! Super igual Caminhos das Índias =D

O noivo não era tão gatinho não, mas a noiva era linda. E fiquei emocionada de ver eles tão felizes.

Mas com certeza a melhor parte foi vc usando e abusando da cara de pau de bermuda, havaiana e chinelo. hauhauahauhauahua Ri demais...

Bjão

Unknown disse...

Ricardooooooo! You class clown!!
I'm yet to translate this but you went to a wedding in that attire??????!!!!

Unknown disse...

Yesss....that was my typical after-sleep wedding attire ;) It`s a new trend, I am about to release it here in India!!! Everybody will joiiiiiiiiiiin meeee!!