sábado, 2 de janeiro de 2010

Um dia em Mumbai

Mumbai acorda

Na casa em que estou não é raro faltar água. Temos que fazer malabarismos com a caixa de água, tomar banho na hora certa. Até a água do vaso acaba, daí todo mundo tem que ir na cozinha buscar água da pia se quiser dar descarga. Descarga essa que sai da sua privada e vai direto para o córrego perto do prédio, que na verdade é um esgoto a céu aberto. Do lado do córrego, famílias de migrantes de vilarejos (de casta mais baixa) moram em uma mini favela com casas construídas com papel, latão ou madeira. Eles trabalham como pedreiros em um grande shopping em construção ao lado da favela ou como empregados no prédio da esquina, onde moram as estrelas dos filmes de Bollywood.

Bollywood

Alguns conseguiram trabalho no oeste da cidade - lavando roupa. Precisam pegar o trem todo dia em uma viagem de pelo menos 2 horas. No trem é melhor ficar esperto, correr e pular para dentro com o trem ainda em movimento para garantir seu espaço. Nas horas de pico pode ser que só te sobre a janela, mas do lado de fora ;)

Lavando roupa

Certamente, alguém no trem vai estar te olhando, sabe-se lá pensando no quê. No letreiro, as estações, quando aparecem, aparecem em híndi (com alfabeto diferente) – como saber onde você vai parar? Do seu lado alguém fala inglês, a pessoa responde em marati (uma das línguas locais) e ele conclui com metade das frases em híndi, metade em inglês. Os dois se entendem. Perto da janela, o indiano coloca o rádio para fora do trem tentando sintonizar: é dia de partida de críquete - Índia contra Sri Lanka!

Turbante

Daí, na estação você pede informação a um senhor que usa um turbante e ele te convida para um chá, te conta da região do norte da índia em que ele nasceu, fala da sua religião, do deserto e também das cordilheiras nevadas, tudo pertinho um do outro. Quando você pergunta do Paquistão e das bombas que explodiram na cidade no ano passado, ele muda de assunto. Este senhor trabalha em uma empresa de TI (tecnologia da informação), que emprega milhares de indianos a custo mais baixo prestando serviço para os americanos.

Norte da Índia

Pode ser que a esposa dele seja sua colega de trabalho. É ela que usa sári, te pergunta quando você vai se casar, te traz doces nos dias festivos e te cumprimenta a distância. Beijos no rosto ou contato físico entre pessoas de sexos diferentes são muito mal vistos. Daí você sai na rua e vê um grupo de homens, todos de mãos dadas, se abraçando e ate sentando um no colo do outro. Isso pode.

Festivais o ano todo

Se você quiser comer, vai ter que se adaptar. O país tem mais vegetarianos que o resto do mundo inteiro. A vaca é sagrada e os restaurantes de comida SÓ vegetariana estão em todos os lugares. Um dia comendo verduras apimentadas e bebendo água na rua pode te trazer uma noite animada no banheiro. Se quiser comer carne, vai ter que ser de galinha. Mas nada de peito da galinha. Na Índia tem muita gente, vai te sobrar o ossinho com carninha ou se muito, uma asinha.

Vaca sagrada

De volta para casa, a empregada que mora na favela da frente chega para limpeza do dia. Enquanto você admira o conjunto de brincos na orelha dela, os adereços no nariz, o sinal vermelho na testa e o vestido colorido, ela limpa sua casa por R$ 40 por mês. Então, você se despede dela e repara que os vizinhos estão fazendo uma celebração. Pela porta da para ver que um Deus com cabeça de elefante enfeita a sala, um circulo de pessoas vestidas de uma maneira diferente fazem rituais e as comidas estão espalhadas pelo chão.

Bem, e sexta-feira. Dia de ligar para os amigos e sair à noite. Na boate, você conhece uma indiana que acabou de chegar de Londres. Ela está com seus amigos modernos, viajados e que conhecem o exterior. A roupa de grife e o celular comprado na Europa combinam bem com o cachecol colorido que antes sua mãe usava junto do sári. Ela é moderna mas nada de contar aos seus pais que está namorando, já que provavelmente eles devem estar pensando no futuro casamento arranjado dela. Ela tem 24 anos, hora de casar.

Pronta para casar

A boate fecha as três. Por favor, saiam pedem os seguranças. Na volta para casa, uma procissão religiosa em plena rua deserta. A poeira cobre a luz, todos de branco, andando em silêncio. Mas o que é aquilo que eles estão carregando? Um caixão com um morto! Um frio te sobe pela coluna e daí alguém te explica: são muçulmanos que optaram por fazer o enterro de madrugada, talvez pela impossibilidade de fazê-lo no caótico trânsito do dia.

Muçulmanos

A cidade é tão lotada, onde devem ficar os cemitérios? – você pensa. Não tem, os indianos hindus são cremados e lançados no mar ou nos rios, de preferência o Ganges, que é sagrado.

Rio Ganges: sagrado

Depois de chegar e de discutir com o motoristo do tuk tuk que quer te cobrar a mais, antes de dormir uma idéia na cabeça: a Índia é capaz de te inspirar, frustrar, causar arrepio e confundir, tudo ao mesmo tempo.

5 comentários:

Cristal Coser de Camargo disse...

Richardsss!!

Como sempre, ler o seu blog é uma experiência de vida! Uma aula de cultura!! hahaha ADOREI!! Caminho das Índias total!!!!

Aprenda MUITOOO!!!!

BEIJOS E SAUDADES!!!

Joao Gabriel disse...

Ricardo,

parabens pelo seu texto
gostei bastante. Foi possivel lembrar das conversas que tive com dois amigos (um ja voltou, outro ainda esta na india), ambos intercambistas da AIESEC.

se quiser posso passar alguma forma de contato deste que ainda esta ai.

tb se possivel me passe seu email, gostaria de conversar sobre um post que você fez sobre the "U" theory.

abraços

Joao Gabriel

Unknown disse...

Ei Joao! Legal, me passa sim o contato dos seus amigos. Eu gosto bastante da teoria do U, estou lendo um livro em que um dos autores criou essa teoria, o livro chama-se presença.

Você tem orkut/ facebook? Estou lá como Ricardo Dutra Gonçalves. Me adiciona e te passo meu email.

Cristaaaaaaaall...sucesso para vc em SP!! Fato que será...adoro ler seus comentários e saber que voce está acompanhando. Fico muito feliz.

Bjaoo

Dani Araujo disse...

Nem preciso dizer o quanto eu virei fã desse blog!!

Beijos e saudades

Ricardo Dutra Gonçalves disse...

Daniiiiii...saudade de conversar com vc!! vamos marcar no skypeee???