domingo, 1 de fevereiro de 2009

Características para vida toda

Hoje estava lembrando de algumas pessoas que eu admiro. Pessoas que em algum momento passaram e deixaram uma mensagem legal.

Daí pensando no que essas pessoas tem, que me faz admirá-las, começei a por no papel algumas características. Aqui estão:

- Valorizam amizades: fortalecer os vínculos com pessoas com quem existe confiança mútua, respeito, afinidade, assuntos em comum deixa a vida muito mais leve e nos fortalece. "Acabamos" sendo um reflexo das influências de amigos, famíla, culturas e valores. Afinal, a nossa participação nos acontecimentos mais importantes da nossa vida depende muito pouco das nossas decisões individuais.

- Tem/Buscam uma missão: Qual o sentido de fazer as coisas como elas são? Por que casar, comprar uma casa e ter filhos? Qual tipo de trabalho você fará? Qual a diferença que você faz para a sociedade? Você poderia "não existir"? Fazer perguntas que levam a razões maiores traz reflexão sobre os valores e a missão de cada um. A busca por essas respostas é uma missão para a vida toda.

- Querem aprender sempre mais sobre si próprios e sobre o mundo: 6 continentes, mais de 200 países, milhares de idiomas, culturas, valores, povos com visões de mundo diferentes. Por que passar a vida toda no mesmo lugar? Aprender sobre si próprio está diretamente ligado a aprender sobre o mundo e sobre o seu papel nele.

- São independentes: significa que o foco não está no que as pessoas pensam ou falam sobre você, mas sim no que você quer realizar. Sua orientação é dada por valores e não por opiniões externas ou esteriotipos. Além disso, refere-se a aprendizado. Você pode fazer, se não sabe pode aprender, pode começar, pode mudar. E para isso, precisa ter iniciativa para começar.

- Ser humilde:
ninguém é melhor do que ninguém. Qual o sentido de viver em sociedade se o bem não for comum? Colocar os interesses do grupo em primeiro lugar e volorizar a convivência com outras pessoas, demosntrando interesse por elas e pelo que elas tem a agregar.

Um comentário:

Juliana Farias disse...

Lindo, rick. O caminho é por ai mesmo. Fico muito orgulhosa de ver seu amadurecimento. Vejo que a experiência como VP TM agregou ainda mais sua sensibilidade com o mundo. Bjs,