domingo, 22 de fevereiro de 2009

Filosofia para o dia-a-dia


Existe um documentário gravado pela BBC com o escritor e filósofo Alain de Botton muito interessante: ele traz dicas sobre felicidade a partir de uma interpretação "simples" de filósofos clássicos.


Sempre quis ler os livros dele e vendo o documentário, tirei algumas dicas compartilhadas:

- Sêneca e a Raiva -

Sêneca dizia que a raiva tem origem nas altas expectativas que as pessoas criam. Por exemplo, todo o dia você perde a paciência no trânsito por causa do engarrafamento. Mas como isso é possível se todo o dia você sabe que vai enfrentar essa situação? Para Sêneca, isso ocorre porque tendemos a criar expectativas altas, nesse caso, por exemplo, a de que amanhã não terá engarrafamento.


Dica de Sêneca: coisas ruins podem acontecer. Raiva é uma atitude irracional. A melhor estratégia é estar preparado e manter a calma diante do fato de que algumas coisas dão errado.


- Nietzsche e o Sofrimento -

Para Nietzsche, considerar o sofrimento como algo mau, a ser abolido, é a completa idiotice. Ele acreditava que o sofrimento era uma parte fundamental para se chegar á felicidade.


Dica de Nietzsche: O que não nos mata, nos fortalece.


- Epicuro e a Felicidade -

Para Epicuro, o impulso por comprar coisas, consumir,...vem do fato das pessoas desconhecerem o real motivo que as faz feliz. As propagandas escondem seus produtos por trás de mensagens relacionadas ao que "realmente importa": como a liberbade ao beber uisque, ou a diversão e amizade ao usar um novo perfume.


Dica de Epicuro: os obstáculos à felicidade não são financeiros. Ela depende de ter amigos e refletir sobre a vida.


- Socrates e a Auto-confiança -


Para Socrates, as pessoas deveriam parar de seguir passivamente as opiniões alheias e fortalecerem suas próprias crenças, ou seja, a forma como cada um enxerga o mundo. Ele questionava, por exemplo, a democracia pois as decisões são tomadas pela maioria e não pela força do argumento.


Dica de Socrates: Pense e questione! O que vale realmente é o argumento lógico e razoável para que cada um fortaleça sua visão de mundo.


- Schopenhauer e o Amor -

Para Schopenhauer, não há nada mais importante na vida do que o amor, porque o que está em jogo é a sobrevivência da espécie. Buscar a felicidade e ter flhos são projetos divergentes, que o amor astutamente nos faz enxergar como um só até o dia em que os filhos crescem, e percebe-se que o amor nos enganou. Além disso, ficar surpreso com uma "rejeição" no amor é ignorar o quanto de entrega a aceitação exigiria.


Dica de Schpenhauer: se apaixonar é inevitável pois trata-se da perpetuação da espécie. Amor e felicidade não tem a ver, isso pode ser uma libertação de falsas expectativas.


- Montaigne e a Auto-estima -

Para Montaigne, uma pessoa pode ser sábia sem jamais ter ido à universidade. Para ele, existe uma sabedoria além do "conhecimento do decorar informações" que não serão necessariamente aplicadas a sua vida. Na escola, não existem matérias como "como viver bem com outras pessoas", "como se livrar da ansiedade", "como lidar com a morte",...


Além disso, Montaigne alertava para não nos sentirmos humilhados pela forma como nós somos. Pode-se soltar gases no jantar, comer carne de cachorro, nunca ler um livro na vida...e ainda assim, ser perfeitamente humano.


Dica de Montaigne: "Não seja sábio além do necessário, apenas moderadamente sábio" e "Sou humano e nada que é humano me é estranho".

3 comentários:

Ludy Pimenta disse...

Uau! Adorei o post!!
Eu ainda adicionaria nessa lista o Victor Frankl e o trabalho.

Ricardo Dutra Gonçalves disse...

Ei Ludy!

O que ele diz a respeito do trabalho? procurei por ele e achei essa frase, muito legal também:

"Em Busca de Sentido: Não procurem o sucesso. Quanto mais o procurarem e o transfomarem num alvo, mais vocês vão errar. Porque o sucesso, como a felcidade, não pode ser perseguido; ele deve acontecer, e só tem lugar como efeito colateral de uma dedicação pessoal a uma causa maior que a pessoa, ou como subproduto da rendição pessoal a outro ser.


Em Busca de Sentido: Quero que vocês escutem o que sua consciência diz que devem fazer e coloquem-no em prática da melhor maneira posível. E então voces verão que a longo prazo - estou dizendo a long prazo! - o sucesso vai perseguí-los, precisamente porque voces esqueceram de pensar nele."

Bjos e saudades ;)

Alê disse...

nosssaaaa!
muito legal. parabens, richardson.
post top.