quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Chegou a Monografia!

Escolher o tema da Monografia é um desafio para muitos graduandos. Imagina eu, que passei grande parte do curso trabalhando com gestão, RH, projetos e nada de engenharia mesmo.

Meus colegas de sala foram bem criativos em alguns nomes, imagina falar de:

"Isolamento, caracterização e avaliação da atividade lipolítica de cepas bacterianas visando à futura produção de biodiesel a partir de resíduos oleosos do saneamento."


Pô, o trabalho deve ser massa! Imagina fazer biodiesel a partir do coco, em outras palavras! hehehe... Parabéns à Carol! ; )

Esse nome me faz lembrar de um trabalho de mestrado de uma aluna da Engenharia Ambiental. Uma vez fizemos uma brincadeira de "trava lingua", ela lançou na roda o nome da tese dela. Advinha? Nem ela conseguia falar.

Eu queria escrever de alguma coisa que eu pudesse "ver". Daí pensei em um projeto sobre eco-saneamento, em outras palavras, coco e xixi sem água.

Engraçado, né? Mas a idéia vai um pouco além. Considerando o seguinte:

1) A água está acabando
2) Muitas familias em regiões pobres e rurais não tem banheiro
3) Uma simples descarga pode gastar até 30 L de água

Enfim, não demorou para que a idéia evoluisse para outra coisa.=P

Ainda tentando fazer algo visualmente útil, na medida do possível empreendedor e com o apoio do Professor Ricardo Franci e da Cristina Puppim, chegamos a uma nova idéia:

Vamos criar um modelo de habitação para população de baixa renda!

Modelo de moradia sustentável com tijolos ecológicos, reuso de água e energia solar

Putz, bem louco né? Era tudo que eu queria! Um projeto que tivesse que criar um prototipo de algo que poderia ser uma "tecnologia social", que tivesse que bater na porta dos outros para conseguir dinheiro e ainda que beneficiasse diretamente a comunidade.

A idéia era procurar por iniciativas de construção civil sustentáveis e adaptá-las a realidade de pessoas que moram em favelas na Grande Vitória. Começei a montar a idéia da "casa", achei algo sobre tijolos ecológicos e fui buscar a responsável.

Casa com tijolos ecológicos

Busquei a Leonora, uma empreendedora social. Fui "tragado" para dentro da proposta da ONG dela, o "Ateliê de Idéias". Na 1ª semana já estava escrevendo um projeto para captar 700 mil reais da Petrobras para um projeto ambiental. A Leonora é sinistra, em poucos anos ela conseguiu mobilizar projetos de geração de renda em 8 comunidades de morro em Vitória.

Captando recursos com empresas, governo, fundações internacionais...o Ateliê é hoje uma das melhores organizações do 3º setor de Vitória. E a Leonora está em processo para se tornar uma empreendedora social da Ashoka.


Seguindo a "veia" da captação de recursos, inscrevi uma proposta de banheiro de baixo custo em uma competição jovem da Ashoka com 530 jovens de 60 países e conseguimos mil dólares para fazer um banheiro! =D

http://www.changemakers.net/


A casa começa a ser montada!

O projeto:

http://www.changemakers.net/es/node/13407

Geração MudaMundo em SP

Escrevendo esse projeto, começo a participar de um programa da ashoka chamado Geração MudaMundo! Trata-se de um projeto para apoiar jovens em empreendimentos sociais e conectar esses jovens globalmente! Eles fazem encontros, tem uma plataforma virtual,...

Nessa semana, estive na casa da Leonora para escrever o plano de ação desse projeto e enviar para a Ashoka. E mais boas noticias, a Leonora está quase fechando uma negociação para receber um terreno de 10 mil m² da prefeitura e 3 milhões de reais do governo para poder construir 100 casas sustentáveis para população de baixa renda!

A proposta é semelhante ao do Oswaldo, empreendedor da ashoka em uberlândia no projeto:

AÇÃO MORADIA


=D

Casa da Valdete

O nosso 1º banheiro vai para a casa da Valdete, ela mora no alto de um morro da comunidade com os filhos, em um quarto que era feito de tábuas!Ela também terá se tudo der certo, uma casa completa nos modelos de habitação sustentável!

Valdete e os filhos

E a Monografia segue adiante...sem nem completar a revisão bibliográfica =P

Nenhum comentário: