sábado, 31 de janeiro de 2009

Connecting to deliver...

Minhas últimas semanas tem sido bem a cara do que eu quero para o ano de 2009.

Aumentar o relacionamento da AIESEC com outras organizações tem sido um dos maiores prazeres. As chamadas "parcerias estratégicas". Tenho vontade de aprender sempre mais a respeito de como conectar uma "ONG com outras organizações", principalmente através de setores diferentes (governo e empresas).


Descobri o trabalho de pessoas como James Austin, de Harvard, que escreve sobre "strategic alliances" entre ONGs e empresas. Leio cada vez mais ;)

Começamos a nos aproximar de empresas juniores da UFES e do CINDES Jovem. Resguardadas as diferenças, eles também tem jovens, querem aprender, se interessam por empreendedorismo. A cara da AIESEC.


Trabalhamos também para formação de um Grupo de Conselheiros estruturado para a organização. A função desse grupo ainda estou descobrindo =P Mas a idéia central é que eles acompanhem de perto o planejamento estratégico, metas, reports e a cada 2 meses, deem inputs de direcionamento.



A formação desse grupo também é importante, deve ser bem diverso: temos já confirmados a Cristina Puppim do MOVIVE, o Márcio Felix da Petrobras, o Alvaro da Aldeia Comunicação e a Martha da Psicostore (ou seja: 3º setor, grande empresa, comunicação e RH). Ainda aguardo as confirmações da Leonora, empreendedora social e do durval, consultor de negócios para fechar o grupo.


"Moeda" do banco Terra: Movive

Na perspectiva de contribuir para conexão entre áreas na AIESEC e para o desenvolvimento dos meus diretores, começei um round de reuniões de coach individuais.


Em grande parte, fizemos reuniões na praia ;) O que foi bem produtivo para identificar, nessa ordem:

- As expectativas
- As competências foco que cada um gostaria de desenvolver
- Discutir mensuráveis de sucesso: quais metas seriam mais importantes
- Relacionar essas metas com os focos da AIESEC Vitória em 2009

De outro lado, temos um projeto com a petrobras para trabalhar integração e desenvolvimento de 5 ONGs apoiadas financeiramente pelo programa deles de responsabilidade social. E tem sido muito legal.


Em um encontro no escritório, falamos das expectativas das ONGs em relação ao trabalho da AIESEC e dos 5 gringos da América Latina que vieram trabalhar no projeto.


Boas idéias surgiram sobre como a AIESEC pode participar ativamente em questões sociais relevantes para o ES e como as ONGs, entre si, podem trocar práticas de gestão de sucesso. Parabéns à Dani pelo trabalho! =D


Para fechar essa última semana, construimos juntos (em 40 pessoas) uma visão para a AIESEC em 2009. Nosso planejamento estratégico vem aí.


Isso tudo me faz pensar que é tão bom aprender. E melhor ainda, aprender fazendo.

Nenhum comentário: