sábado, 18 de julho de 2009

O Cambodia


Passaram-se 10 dias desde que cheguei na Malásia. Nesses 10 dias, passei 5 no Camboja, um país que tinha muita cuirosidade em conhecer, com amigos do comitê organizador da conferencia em que vim trabalhar.

Sair da Malásia e chegar ao Camboja foi um grande choque cultural.


O Camboja é um dos países mais pobres da Ásia, com uma população de 10 milhões de pessoas. Sendo que 2 decadas atrás em torno de 2 milhões foram mortos em um genocidio cometido pelo então rei Khmer Rouge.

Crianças brincam ao redor de um antigo campo de concentração em Pnhom Penh

A pobreza no Camboja não é diferente da pobreza vista no Brasil, mas enquanto no Brasil se vê uma certa mobilização para mudar e crescer, o Camboja ainda está ligado ao seu passado de guerra, dependente de ajuda estrangeira e do turismo insustentável.

Museu conta história dos mortos na guerra

O choque cultural é inevitável: motos, tuk-tuks, ausência de sinais de transito, crianças trabalhando, pessoas pedindo dinheiro e uma população extremamente sorridente.


Como Jia, uma cambojana de 16 anos que conhecemos. Ela vende livros nas margens do rio em que turistas estrangeiros, de passagem pelo país, lotam restaurantes. Jia nos contou que sua mãe, também vendedora de livros, está doente e não trabalha há 1 mês. Seu pai é motorista de tuk tuks e não pode mais trabalhar. Ela e o irmão, motorista de tuk tuk, são quem levam dinheiro para casa.Já eram 11h da noite e Jia, sempre sorrindo, ainda vendia livros na rua.Uma rotina de estudar pela manha, almocar e ir vender livros para os estrangeiros, compartilhada por grande parte das crianças do Camboja.

Jia

O Camboja é uma país para quem quer se aventurar. A maior parte da população não fala inglês, aumentam os preços e a infra etsrutura é precária. Dar uma volta na rua é sempre exótico aos olhos de alguém do ocidente: transito caótico, monges budistas, macacos e elefantes.



Elefantes em Angkor

A grande atração do país é um dos seus maiores legados para da humanidade: os templos de Angkor, um complexo enorne com dezenas de templos. Foram construídos em grande parte em torno de mil anos atrás, para servir de residência ao rei do Imprério Khmer e em devoção a budas e deuses do hinduísmo.

Templo de Angkor: maior templo religioso do mundo

Os templos ficam no meio de uma floresta. Os anos se passaram, e com a guerra da década de 70, minas terrestres foram colocadas em todo o território do camboja, inclusive nos arredores dos templos de Angkor.

Arvore cresce sobre as ruinas do templo

Emma (China), me, Niddhi (India), Katja (Germany), André (Brazil), Giuliano (Italy)

3 comentários:

Raphael Oliveira disse...

Sucesso aí com seus projetos Ricardo! o/

Dani Araujo disse...

Plimoooo!
Seu blog tá MUITO legal =D
Tô amando ler suas aventuras e ficar imaginando o seus comentários... huahuahua

Bjãooo

Unknown disse...

Escreva sempre Rick.
é muito bom saber das suas aventuras por ai.

bjos