sexta-feira, 3 de julho de 2009

2009

Eu começei esse ano muito empolgado pois sabia que era um ano decisivo. Fim de curso, muitos sonhos e idéias na cabeça. Vontade de realizar, fechar ciclos antigos e dar novos passos.


Essa idéia me motivava muito. A idéia de que em 2009, o mundo se abria em oportunidades e que que cabia a mim correr atrás e aproveitá-las. Uma vontade de fazer, de hora certa e lugar certo. Dificil explicar.


Um ano de transição.


Nunca fiz tantas coisas ao mesmo tempo como em 2009. Com essa forte vontade de fechar coisas antigas e abrir caminho para novas, acabei assumindo muitas responsabilidades. Aprendi que isso não deve ser feito.


Entre estágio em um projeto ambiental e escrevendo projetos para captação de recurso junto do Ateliê de Idéias, passando pelo meu papel como presidente da AIESEC Vitória, aluno de engenharia da UFES, graduando com trabalho de conclusão para ser entregue e fazendo curso de espanhol nos sábados. Fora a idéia de construir um negócio social, que me levou a buscar financiamento em um projeto de tecnologias limpas com a Ashoka e mais tarde a desenhar a idéia de uma teia capixaba de responsabilidade social no ES.

Se minha agenda fosse fechada e eu tivesse 100% de energia focada nessas coisas, para tudo dar certo meu tempo teria que fluir no ritmo de trabalho que temos naqueles melhores dias, em que tudo dá certo e todo o planejado acontece.


A academia perdeu um seguidor nos últimos tempos, pela falta de tempo descuidei do lazer também.

Li uma reportagem da Mckinsey uma vez que falava sobre fluxo de energia. Em resumo, é como as pessoas gastam e como recarregam suas energias. Saber de onde ela vem e para onde ela vai, segundo o texto da Mckinsey, é sinal de autoconhecimento.

Desde então tendo pensado a respeito. Percebi que o que mais me repõe energia é estar com gringos ou trabalhar em ambientes internacionais, ler sobre sustentabilidade, RH e negócios sociais, assistir os Normais e conhecer uma cidade nova ou fazer algo novo. E o que mais me tira: relacionamento com pessoas (no sentido de aprender a lidar e ceder para conviver).


As experiências são incriveis e os desafios são enormes. Quando penso na minha expectativa de inicio de ano, sinto a mesma motivação e vontade de realização. Mas preciso renovar a energia.


A minha experiência como presidente da AIESEC Vitória é fantástica. Ver uma organização em seus pontos estratégicos, falhas, comunicar essa organização para membros e externos, tomar decisões. Sinto apenas que não tem sido plena, ou melhor, consigo enxergar que poderia ser diferente, porque grande parte da minha energia não está indo para essas coisas que mais valorizo, mas para resolver conflitos entre pessoas.


Esta semana me despedi de uma grande amiga, que acaba de viajar para a Alemanha. Provavel que só vá reencontrá-la no final de 2009. Ir ao aeroporto dizer "tchau" para ela, me trouxe a estranha e inexplicável sensação de que na próxima semana sou eu que vou embarcar. Destino: Malásia, para organizar a conferência internacional da AIESEC, com quase mil jovens de 110 países.

É uma sensação que mistura frio na barriga, grandes responsabilidades, expectativas de realizar um grande evento, viver uma cultura muito diferente da minha com o peso de ter escolhido, planejado e defendido ter essa experiência neste ano.

30 horas de voo, 11h a mais no fuso horário.


Como disse, este é um ano de transição. Alguns erros já começam a ser percebidos, alguns ciclos já começam a ser fechados e já vejo novas experiências no horizonte. A vontade de fazer acontecer está mais forte do que nunca.

5 comentários:

Raphael Oliveira disse...

Parabéns pelo blog e por ser um jovem empreendedor! :)

É realmente muito bom quando vemos nossos planos e projetos serem realizados, todos os esforços feitos somem diante da satisfação de ve-los realizados! o/

Enfim, boa sorte em todas as suas caminhadas aí e SUCCESS!! ;)

ps: droga, nem passei no processo seletivo Aiesec! :( rsrs

Ricardo Dutra disse...

Ei Raphael, obrigado pelas palavras!

Que pena que você não passou! Quem sabe no próximo? ;)

Mantenha contato!

Raphael Oliveira disse...

Claro! =] passarei sempre por aqui.. adoro ler blogs, principalmente quando sao bem feitos!

Estarei la na proxima seleçãão, com certeza! Até conseguir entrar! ;D

abração.

@peripecias disse...

Muito bom o post, Rick!
Assino em baixo o que vc falou. Quando lia, pensava que era eu que tinha escrito!
Abração!

Ricardo Dutra Gonçalves disse...

Ei Pinto!

legal saber que você se identifica com esses sentimentos!

Estamos no mesmo barco, amigo. Desafiante e assustador.

Abração!