domingo, 11 de janeiro de 2009

Teoria do "U"

Em dezembro, quando estive em São Paulo, me encontrei com uma amiga estoniana (triinu) que mora no Brasil há alguns anos e ela me apresentou uma Teoria, escrita por Otto Scharmer, chamada "U" Theory.


Junto da Diretoria da AIESEC Vitória, organização onde sou o atual presidente, decidimos usar a teoria para guiar o processo criativo de construir posições de coordenadorias que estarão disponíveis para os membros do escritório como oportunidades de desenvolver liderança.

A Teoria tem 5 etapas e a idéia central é que a construção do futuro parte de um estado de consciência plena do presente em que se consegue, com mente e coração abertos, se conectar com o mundo e aprender fazendo.


Essa teoria pode ser usada tanto para planejamento de carreira pessoal quanto em processos de mudança organizacional, quando a inovação é um elemento central.


O flow passa por perceber o real chamado ("o que você sente que a vida te chama a fazer"), por observar a realidade com mente e coração abertos (focado na mudança que você quer gerar), por "estar presente" e gerar conexão, inspiração e motivação, permitindo que seu futuro seja explorado.


Passamos um dia nesse flow e foi bem interessante. Várias pessoas participaram, dando inputs e, no fim, chegamos a 15 posições de liderança disponíveis para um escritório com 100 membros.

2 comentários:

Anônimo disse...

Acho que todo o CL precisa ter conhecimento dessa teoria. Ela parece ser bem eficiente!
bjs

Guilherme Antonelo disse...

Eaí, cara! Sou da AIESEC também, estava procurando informações sobre a teoria do U, por interesse pessoal mesmo, e acabei encontrando teu blog. Enquanto lia sobre, pensava de que forma poderia aplicar isso no meu CL. Sou VP OGX na AIESEC Santa Maria. Gostaria de saber mais sobre como tu conseguiu aplicar isso em Vitória, como se deu esse processo. Tô comprando o livro agora, porque até então não tenho muito conhecimento sobre o assunto, mas minha gestão acaba logo e gostaria de implementar isso nesse ano! Se pudesse "acelerar" minha curva de aprendizado contando como foi aí, agaredeceria! hehe. Abraço!