sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Reflexões da meia noite

00:50

Percebi recentemente o quanto eu tenho dormido tarde. Dias atropelando noites. Manhãs atropelando tardes.

Essa semana foi cheia de stress, senti muita falta das minhas aulas de yoga. Foram-se. Há mais de 1 ano. Foi a semana que realizamos a 1ª Mostra de Carreira da AIESEC, preenchemos uma candidatura para seleção de um prêmio da Philips, me propus a encontrar outros jovens - presidentes de empresas juniores, fora as aulas e provas acumuladas de fim de semestre.

E ainda foi meu aniversário.


Vagando pela internet, achei o blog de um cara que parou a universidade por 15 meses para juntar $$ e viajar pelo mundo. Ele resumiu em alguns verbos, reflexões que eu tenho feito há dias, meses,...

Viaje, ouse, seja justo, confie, sorria, simplifique, acredite.

É dificil dar conselho para si próprio. Estive pensando nessas práticas de mentoring, coaching pessoal...e no final tudo me parece tão óbvio. Os coaches te perguntam aquilo que você tem total capacidade de se perguntar. Mas será que não fica confuso?

Quem é você?

Quais são seus valores?

Qual seu desafio?

Aprendi esses dias que o processo de autoconhecimento é para vida toda. Quanto mais você cava, mais tem para cavar.

Fim de curso é dose. Reflexões a mil. Olha eu aqui pensando. Falta um ano para acabar minha universidade, mas já sinto o gosto do fim.


E Por que aqueles verbos me achamaram a atenção?

Viaje, ouse, seja justo, confie, sorria, simplifique, acredite.


Desafio é energia. E tem sido assim para um geração toda de jovens com 20 e poucos anos. Muita energia, pouco foco, querendo tudo.

Viajar, ousar e acreditar significam construir, ter força para empreender, para realizar, impactar. É uma vontade contínua de gerar mudança, resultado, ver as coisas acontecerem. Se descobrir.

Cuidar de si próprio e se preparar para o desafio inidivual que cada um deve criar. Não ter medo. As coisas vão mudar. A única certeza que temos é que seremos interrompidos. diz Fernando Pessoa.

Ser Justo e confiar
são valores. É ética. É gerar conexão com pessoas.


Se dispor a aprender com os outros. Quando fiz estágio no TAMAR, uma colega me deu um feedback daqueles que você não esquece, dizendo para eu não esperar reconhecimento nem criticas dos outros. Era para fazer, agir. Ir lá e contribuir com minha parte, tendo noção do que você é, independente do que os outros falem. É autoconfiança. E para ter boa autoconfança, é preciso ser justo.

Em resumo: bons amigos, autocofiança e respeito ao outro são valores para vida toda.

Sorrir e simplificar.

O cara da CST fez isso muito bem ontem. Ganhou atenção de toda a platéia no evento de carreira. E fechou seu discurso em alto e bom som:

"Não apodreçam cedo. Curtam a vida! Sejam felizes. Cuidem bem de vocês e se preparem para o desafio que vocês vão criar."

Simples assim.

Nenhum comentário: