sábado, 1 de novembro de 2008

O que dá para fazer com sustentabilidade?

Falar em "carreira em sustentabilidade" se tornou comum para muitos jovens. Mas, afinal, que iniciativas essas pessoas estão levando? De que forma, na prática, é possível trabalhar com sustentabilidade?


Dando uma volta por alguns blogs de conhecidos e páginas da web...encontrei alguns exemplos de como trabalhar na prática com sustentabilidade!

Adam, um inglês radicado na China (http://adam.nomadlife.org/), trabalha em uma organização chamada Plan international (http://www.plan-international.org/), que coordena programas de educação, água e saneamento focados em crianças de 50 países diferentes.


Existem também muitas consultorias que dão suporte às estratégias de responsabilidade social e meio ambiente para empresas, como a Natural Logic (http://www.natlogic.com/). Elas oferecem tanto soluções em políticas do tipo "como engajar stakeholders?" até soluções de "como manter a produção mais limpa".

Natural Logic helps companies and communities make sustainability a source of innovation and profit.

O GRI - Global Reporting Initiative educa empresas sobre como realizar relatórios de balanço socio ambiental.(http://www.globalreporting.org/Home)


Já o BSR - Business for Social Responsibility (http://www.bsr.org/) trabalha com uma rede de 250 empresas em consultoria, pesquisa e coloboração entre-setores.


No setor privado, organizações como o BID - Banco interAmericano de Desenvolvimento (http://www.iadb.org/)atua com soluções em desenvolvimento, articulando empresas, ONGs e governos de 26 países na América Latina. Já o Standard Chartered Bank (http://www.standardchartered.com/)trabalha pelo desenvolvimento de negócios sustentáves na Ásia.


Existem também empresas grandes de diversos setores (bancos, indústrias, etc.) que já aplicam práticas de sustentabilidade ligadas ao seus negócios. Como Vale, ABN, Natura, Samarco, etc.


Além disso, existem Conselhos como o World Business Council for Sustainable Development (http://www.wbcsd.org/), uma plataforma virtual de compartilhamento de casos de sucesso entre empresas.


No 3º setor, existem muitas iniciativas. Organizações como a Ashoka (http://www.ashoka.org/) e a Artemisia(http://www.artemisia.org.br/) fortalecem empreendedores sociais.


Existem também muitos jovens que estão levando projetos, empreendendo ações que contrbuem para o desenvolvimento sustentável, como o trabalho de um ex-membro da AIESEC Australia para geração de renda e eliminação do trabalho infantil no Camboja (http://www.carpetsforcommunities.org/), o projeto de Alexander Piergilli na criação do Ecossistemas Design Ecológco, organização que trabalha com agricultura sustentável...

Alexander: produtos agroecológicos, ecoturismo e educação ambiental em SP.

ou de duas americanas que estabeleceram um portal (http://www.wokai.org/) para captar recursos e financiar micro-empreendedores na China.

Wokai: O que tem a ver sustentabilidade com empreendedorismo?

Casey e Courtney: 24 anos de idade e um projeto para reduzir a pobreza na China

No geral, percebo que para aproveitar "oportunidades com sustentabilidade", você precisa:

- Ter visão de mundo e pensar fora da sua realidade local
- Entender sobre cooperação entre governo, empresa e 3º setor

E, principalmente, estar pronto para (você mesmo) criar essas "oportunidades".

Um comentário:

Dani ! disse...

Dá-lhe!
A gente ouve tanto sobre sustentabilidade mas as vzs não sabe exatamente como colocar na prática!!

E rick, ja adicionou o nosso blog de ed. financeira?
http://vteducacaofinanceira.blogspot.com
sustentabilidade será assunto recorrente la!

e o ultimo post ta demais!

beijos!