sábado, 14 de abril de 2012

O caminho a se seguir

Esta semana temos feito varias entrevistas na Unltd India. Lancamos um processo para selecionar uma pessoa para liderar o Bombay Connect (antes chamado de Bombay HUB). Em geral, buscamos alguem com perfil bastante empreendedor, que tenha tido experiencias empreendendo, entenda de desenvolvimento de produtos, financas e que possa levar o Bombay Connect ao break-even este ano.

Fizemos isso no formato de uma competicao e conseguimos quase 30 candidatos! Pessoas com perfis muito diferentes, gente que trabalhou 10 anos com comunicacao em canais de TV ou em fundacoes de responsabilidade social, empreendedores em serie que ja lancaram varias organizacoes em diferentes modelos de negocios sociais e ate um senhor de 80 anos que confundiu o processo - e veio interessado em fazer tratamento de acunpuntura com a gente!

Foi uma experiencia bacana. Conversar com estas pessoas incriveis, conhecer suas historias e aprendizados de vida. Principalmente porque neste processo, alem das competencias tecnicas, estavamos muito interessados em conhecer os valores destas pessoas e seu momento de vida, visao de futuro.

Termino esta semana refletindo sobre algumas coisas. Como tem tanta gente no mundo que nao faz o que ama, nao e? Parece uma epidemia. E como tem gente que nem faz ideia do que ama. Parte dos empreendedores entrevistados eram pessoas frustradas por terem escolhidos caminhos na vida das quais elas nao tinham pleno orgulho ou paixao. E outra parte eram pessoas incriveis que buscaram criar espacos para seus proprios sonhos e criando estes espacos, permitiram que outras pessoas tambem passassem pelo mesmo caminho.

Pessoas que entendem que amar, fazer o que se acredita e seguir intuicao sao caracteristicas naturais em todos nos, mas que nem sempre sao caminhos faceis em uma sociedade que valoriza tantas experiencias inautenticas. Ainda assim, pessoas que entendem que apesar de tudo, nao existe outro caminho a se seguir.

Nenhum comentário: