terça-feira, 13 de março de 2012

Vontade de fazer

Essa semana lendo um artigo no blog da Harvard Business Review, publicacao pela qual sou apaixonado, me dei conta de algumas coisas que acredito e tenho tentado diariamente colocar em pratica na minha vida.

Por varias vezes, tenho ouvido pessoas falarem de 'forca individual' - essa energia, este poder que sentimos quando queremos fazer algo grande, com significado. E nossa! - quantas pedras pelo caminho! Tenho lido tantos livros e conversado com tantas pessoas sobre este tema. E nao tem outro jeito. A conclusao ja e algo que sempre soube. E talvez como seres humanos, sempre soubemos: e preciso coragem.

Gosto da definicao que a Brene Brown tem para a palavra "coragem", com origem no latim (cor - coracao em latim) - a palavra signifca "falar o que vem a mente na medida em que se conta o que esta no coracao".

Podemos procurar respostas no mundo inteiro, ler quantos livros quisermos - mas as respostas - por mais cliche que pareca - nos ja conhecemos. E vamos responder. E vamos responder errado e certo. No final das contas, o caminho tem que ser de grande coragem, grande intuicao e auto-confianca. Auto-respeito e amor. A crenca de que voce tem o direito de pensar como pensa e que por tras de tudo existe uma razao e uma licao a ser aprendida.

Questionar a vida e ao mesmo tempo ter a certeza de que voce pode imaginar o mundo. O seu mundo. Da forma como quiser que ele seja.

Na materia de Harvard, as entrevistas nao poderiam ser mais inspiradoras. Como a admiravel audacia do historico bailarino Mikhail Baryshnikov em dizer que:

Para cultivar criativadade, ele "olha o que os outros estao fazendo e teimosamente caminha em direcao oposta".

Ou a licao do diretor Francis Ford Coppola sobre seguir a propria intuicao em assumir que "as razoes pelas quais voce e demitido quando e novo sao as mesmas pelas quais voce recebe grandes premios quando envelhece". E que "se seu instinto te diz algo diferente, voce deve tentar uma chance".

As pessoas tem grandes experiencias para compartilhar na vida. Grandes licoes. E eu me pergunto - onde estao os espacos para isso acontecer?

Onde posso aprender a ser menos egoista? A ser mais autentico? A me amar com forca? A seguir minha intuicao? Grandes mudancas sao preciso.

Nenhum comentário: