domingo, 8 de agosto de 2010

Era Uma vez em Mumbai...

As chuvas de monsões caíram de vez em Mumbai. Lembro quando eu estudava sobre elas na escola, agora to aqui - respirando bolhas de água enquanto Mumbai vem abaixo com as inundações. Apesar disso, a vida na Índia ficou mais tranquila. Hoje vejo vídeos, saio na rua e o caos já não assusta. Aprendi os truques que fazem o dia-a-dia menos complicado.

Até uma rotina já tenho. E essa rotina envolve muito trabalho. Meu chefe chega no escritório as 7h da manhã e sai a meia noite. E a cultura de trabalho é de que você tem que chegar antes dele e sair depois - apesar de conscientemente eu não fazer isso! Pudera. Entrei no "Waves Gym" - uma academia absolutamente irada - que tem tomado boa parte das minhas manhas.

Estréia em Bollywood: Era uma vez em Mumbai...

O "Waves Gym" está em um bairro em que moram algumas estrelas de Bollywood - cinema e TV indianos. Ele é frequentado por estrelas que estão iniciando sua fama. Cada figura, cada estilo. Hoje na aula de Yoga, fizemos duplas para alongar - minha dupla foi um ator, que acabou me convidando para um trekking no fim de semana que vem. Agora, meu passa-tempo predileto é ficar de olho nos colegas do lado na academia - para ver se acho aquele rostinho famoso do momento.

Até um teste para figurar em um filme já fiz. Que foi péssimo, por sinal. Aqui os estrangeiros por serem brancos conseguem papéis de dançarinos, figurantes e até atores. Uma colega minha de BH virou modelo em Delhi e ela conta cada história - uma comédia.

O idioma também tá mais acessível. Apesar de ainda ter um longo caminho a ir, fico muito feliz de ver que hoje entendo o que eles falam em hindi. Isso graças, em parte, aos meus "odiados" motoristas de tuk tuk - que me fazem tirar palavras de nao-sei-onde para discutir.

Eu admiro muito a Índia - nao pela pobreza, caos, sujeira - mas pela capacidade do país de trazer para fora o melhor de você. Em Mumbai nada é fácil e o que sinto no ar é um espírito de que as pessoas estão empolgadas por viver apesar de todas as dificuldades.

Quando volto do trabalho, andando pela cidade é como se fosse dentro de um sonho - as roupas diferentes, os sons, os cheiros - nada faz sentido. Talvez isso explica a cara de bunda que os estrangeiros ficam na primeira semana na cidade - como se não entendessem onde vieram parar.

O indiano em geral tem personalidade forte e uma pose de como quem dissesse - "sei o que eu quero, você tem saber o que você quer e se você tem algum problema comigo, esse problema é só seu." É uma postura forte que inspira confiança, impõe seu espaço e, principalmente, exige do outro que também se "declare". Se eles não fossem assim, talvez morar na Índia fosse muito mais difícil. Aqui, como diz o ditado no Brasil, se você não chora, não mama.

3 comentários:

Daniela Araujo disse...

Agora vou ficar na espera para a sua estreia em Bollywood! gahuahHUahauhaua

Alice disse...

Eu estava lendo e rindo sobre seu comentário, quero ir a Índia e já li tanto sobre os lugares que acho que vou me sentir em casa e dispensar a cara de bunda e a sensação de que que eu estou fazendo aqui..hehehehe...senão for encomodo responder mas fiquei curiosa, o que você está fazendo na India?Você é meu conterrâneo e achei seu blog por acaso estava lendo sobre o filme era uma vez em Mumbai que por sinal é muito bom.

Ricardo Dutra disse...

Ei Alice! Estou trabalhando na India em uma empresa de um grupo indiano chamado TATA. Conhece? Voltei ao brasil em dezembro 2010 e agora estou de volta a India. Visite! Conheca! A India e um pais incrivel!!