segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Ashoka: Tech 4 Society

Rumo a Hyderabad no tuk tuk

Quando estava no Brasil, fiquei sabendo de um evento organizado pela Ashoka - organização que criou o conceito de empreendedorismo social. O objetivo era reunir mais de 100 empreendedores sociais do mundo todo, junto de organizações, empresas e jovens do geração muda mundo. O evento estava marcado para fevereiro em Hyderabad, uma cidade bem no meio da Índia.

Indian School of Business: ISB

Pensei na época: nossa, seria um sonho estar lá! E não é que na última quarta-feira estava eu pegando o avião rumo a Hyderabad? ;)

O evento comeca!

Me candidatei para ser voluntário na organização do evento e ganhei o papel de tradutor! Tinha que ficar junto dos empreendedores sociais do Brasil e ajudá-los traduzindo as sessões de inglês para português.

Frase a frase: traducao nao e facil

Algo que se revelou um grande desafio. Não sabia traduzir. É algo bem complicado: se você traduz frase a frase não entende o contexto, fica igual um robô. Se traduzir idéia por idéia, não consegue passar a idéia toda, afinal não era sua, como é que você vai saber explicar?

Assim entre tropeços e acertos, passei os dias traduzindo e às vezes não traduzindo. ;)

O evento se chamava Tech 4 Society. A Ashoka é uma organização que apóia empreendedores sociais, os conecta em rede e cria uma plataforma para que eles possam cooperar e desenvolver suas idéias que contribuem para mudar o mundo.

O Bill Drayton é o cara que fundou a Ashoka e que defende a ideia de que no futuro todos serao agentes de mudanca. Eu pude trocar umas palavras com ele e disse que 3 anos atras estava em Vitoria trabalhando na AIESEC com uma equipe de umas 15 pessoas entre 17 e 20 anos aprendendo sobre o que raios vinha a ser empreendedorismo social. Agradeci a ele por ter dado formato a essa ideia e criado essa expressao.

Bill Drayton: fundador da Ashoka

A minha ex chefe, Leonora Mol, uma empreendedora social da Ashoka que trabalha nos Morros de Vitoria veio para India para o evento! Foi como um sonho reencontra-la e justo aqui na India. Ela e uma pessoa incrivel, sem duvida uma das pessoas com quem mais aprendi nos ultimos anos e que me inspirou muito em varias decisoes.

Leonora, eu e a boneca

Leonora junto de outras empreendedoras sociais

Alem dela, tinha uma equipe de brasileiros la!

Equipe do Brasil

Os brasileiros eram show de bola, tanto nas suas empreitadas sociais, nas suas ideias, pulso firme, autenticidade,...quanto na diversao. Entre eles estava o Augustin, criador da Sociedade do Sol, organizacao sediada na USP. Que figura!

Leonora e a figura do Augustin

O evento tava cheio de gente criativa, cheios de ideias para mudar o mundo, levando projetos desde empoderamento feminino nos EUA ate banheiros ecologicos em Uganda. Pessoas de 15 a 70 anos.

Alguns empreendedores socias da America Latina

A Albina Ruiz, por exemplo, e uma peruana que fundou a organizacao Ciudad Saludable em Lima, no Peru. De um sorriso aberto, me recebeu com um abraco firme. Por anos vi o video dela no site da Ashoka. A cidade passou a ver o lixo como uma fonte de riqueza e isso mudou a economia local.

Albina Ruiz transformou uma cidade no Peru e mudou a vida de milhares de pessoas

Meninos da India que emocionaram a plateia com a historia de uma tecnologia para despoluir agua, depois de contarem a historia de uma mae gravida que bebendo agua de um dos rios mais poluidos da India e por acao dos poluentes, deu luz a uma crianca sem um dos olhos.

Tuk tuk ecologico

Pessoas que inventaram tuk tuks ecologicos, sistemas de teste de HIV para populacoes rurais da Indonesia, levaram agua a populacao de baixa renda na India,...

As historias desses empreendedores fantasticos podem ser encontradas no blog do evento:

Ashoka Tech: Technology/ Invention.

Deficientes fisicos dancam de Bollywood a danca classica indiana!

Danca tipica indiana

Um pouco da cidade: Fica no meio da India, em uma regiao que ta querendo se separar da India ha um bom tempo e se tornar um pais independente.

No centro de Hyderabad sentia como se tivesse voltado ao passado

Camelos andando nas ruas de Hyderabad

2 comentários:

Dani Araujo disse...

Rick,

Imagino o quanto seus olhinhos não devem ter brilhado a cada momento e cada pessoa que vc conheceu!

Beijos e saudades

Unknown disse...

Esse meu amigo é meu orgulho!!
To muito feliz por você!
Parabéns!