domingo, 31 de maio de 2009

Reflexões

Eu acredito que no meio das experiências que a gente tem, é fundamental refletir. Pensar no sentido do que se está aprendendo, tirar algumas lições. Refletir também significa tirar um pouco do stress, pois é como se você parasse, colocasse todas suas responsabilidades de lado e pensasse sobre a vida.

Socrates, filósofo grego (dos poucos que eu conheço) disse algo bem interessante: "uma vida sem reflexões não vale a pena ser vivida".

Ele acreditava que a autoconfiança das pessoas deveria ser construida pela descoberta e afirmação dos próprios valores. E que isso vinha de uma única forma: refletindo.

Por isso vão algumas reflexões dos meus últimos dias (que são na verdade reflexo dos últimos anos e que por vezes vão e voltam à minha mente) para que a vida valha a pena.

- A importância da comunicação quando se lidera outras pessoas: sempre fui muito independente e minha tendência natural é esperar que as pessoas também sejam. Se precisam de ajuda, espero que peçam, se tem dúvidas, espero que perguntem. Percebi que as pessoas são diferentes, tem qualidades diferentes bem como dificuldades diferentes.

O segredo da boa comunicação é estar atento ao que acontece ao seu redor, às dificuldades e qualidades das outras pessoas e simplificar ao máximo a linguagem.

Para mim, isso é bastante cansativo pois exige repensar o que vai ser dito, pensar em formas alternativas de se dizer e pior: sempre ter que dizer algo.

- Um bom trabalho vem pelas pessoas. Muitas pessoas procuram trabalho pela descrição do que precisa ser feito e pelo salário. Tenho descoberto uma nova forma de se procurar trabalho: pelas pessoas. É interessante descobrir pessoas que você admira e que tem interesse pelos mesmos temas que você, desejam causar os mesmos impactos. Daí começar a pensar: "como poderiamos trabalhar juntos?"

Daí vem grandes oportunidades.

Isso vem também da idéia de que "você não é empregado por uma empresa ou organização, mas por uma pessoa". Por isso é importante que haja sinceridade, e que a proposta seja de construir algo junto.

Existe idéia menos unilateral?

- Recarregar as energias é fundamental. Cada pessoa tem um "sistema energético" diferente (estranho isso, né? não encontrei palavras melhores). Uma forma de gastar e recarregar as próprias energias. Sempre tive a impressão de que gastava mais energia do que recarregava, até ler uma reportagem nos lançamentos da Mckinsey Quarterly que disse que:

"Carregar as próprias energias tem a ver com autoconhecimento".

Ou seja, é importante se perguntar - "O que fazer para recarregar as próprias energias?"

As pessoas também gastam mais ou menos energia diante de situações diferentes. Me fazendo essas perguntas, percebi por exemplo que estar muito tempo com muitas pessoas me tira um pouco mais de energia do que as pessoas em geral (que eu conheço;). E que fazer academia, jogar volêi e sair com gringos me recarrega!


Que coisa, não?

Nenhum comentário: