domingo, 17 de maio de 2009

Experience São Paulo!


Minhas últimas semanas tem sido um furacão de acontecimentos. Isso é um pouco reflexo do ano de 2009 na minha vida: muitas, muitas coisas para fazer! Tem hora que fico empolgado por estar em um momento feliz da minha vida, fazendo o que gosto e o que acredito. Por outro lado, em alguns momentos me vejo um pouco cansado. Pensando: quando terei tempo de ir na praia e ler um livro?


Viajei para SP no dia 02 para a conferência nacional da AIESEC. Este encontro tem o objetivo de trabalhar alinhamento estratégico entre os 30 escritórios da AIESEC no Brasil. Discutimos planejamento, metodologias, gestão de mudança, riscos, como implementar estratégias, e de quebra ainda falamos sobre carreira.

Como presidente da AIESEC em Vitória, meu papel era discutir, discutir e discutir sobre as tomadas de decisão junto de outros presidentes e da diretoria nacional e alinhar isso com os desejos e dúvidas dos membros do meu escritório.


Existia uma proposta de mudança organizacional muito forte no ar. Imagina gerenciar um processo de mudança em uma organização com 2 mil membros: gera-se dúvidas, stress, ...e no meio daquilo tudo me senti bastante pressionado. Ainda bem que os outros presidentes compartilhavam do mesmo sentimento.


Aproveitei SP também para ir na Virada Cultural, um evento que reune diversos movimentos de cultura em uma noite de virada. Do maracatu ao rock, passando pelo merengue, as ruas de SP foram tomadas por 3 milhões de pessoas.


Valeu Bitt, Cae e Lúcio pela hospedagem! =D


Em SP me senti como um gringo, fazendo intercâmbio. Na 1ª noite, já estava na casa do Bitt, presidente da AIESEC na ESPM, com gringos da América Latina que estão trabalhando em grandes empresas e projetos de sustentabilidade em SP.


Antes de voltar para Vitória, marquei visitas em organizações e empresas para conhecer o trabalho deles com empreendedorismo, sustentabilidade e consultoria: temas que adoro!


Iniciei as visitas na segunda de manhã, indo à USP para visitar o projeto de aquecedores solares de baixo custo da Sociedade do Sol, junto do Augustin!


À tarde, fui à BSD Consultoria encontrar a Giulia, que me falou sobre os projetos dessa consultoria internacional em sustentabilidade e sobre o dia a dia deles! Adorei o trabalho!


Visitei também a Ashoka, me senti em casa! Adoro o trabalho deles e tenho orgulho de estar no geração MudaMundo, grupo de jovens empreendedores apoiados pela Ashoka. Conversei com a Juliana e disse a ela que a Ashoka mudou minha percepção sobre carreira e sobre a forma como enxergo o papel de cada um no mundo.


À Noite me encontrei com a Triinu, uma amiga da Estonia que veio fazer intercâmbio no Brasil e ficou! Gostamos muito de sustentabilidade e essa afinidade de gosto nos aproximou!


Na terça, fui ao The Hub!! Queria muito conhecer o trabalho deles. Como já postei no blog, trata-se de um projeto de redes para conectar pessoas e iniciativas, liderado por um austríaco (o Pablo) que foi da AIESEC Internacional e atualmente mora em SP.


À tarde, me encontrei com a Luciana do Instituto Ethos. Foi uma conversa muito agradável. Admiro muito o trabalho da Luciana e conhecer o espaço do Ethos foi bem legal! Eles estão a todo vapor para organizar uma conferência enorme do Ethos que será em junho!


Terminei o dia assistindo uma palestra sobre organizações inovadoras do Oscar Motomura, no Museu do Masp.


Foram dias bem intensos (andei como nunca!), de bastante aprendizado e troca!

Um comentário:

Faviane disse...

QUE SAUDADES!!!
Dias perfeitos em SP!!
Q otimo saber q aproveitou ao máximo a sua estadia,querido!!!!
Bjoss!!!!!!!!