segunda-feira, 9 de junho de 2008

Amizade & realizações

Nos últimos meses tenho refletido sobre várias coisas e queria um espaço para deixá-las guardadas! Daí lembrei do meu blog :D

Pensando sobre pessoas, futuro, amizades, dedicação...aqui vão algumas conclusões:
  • Reparei que a experiência na diretoria da AIESEC Vitória tem me dado uma coisa que eu não esperava: uma visão bem clara dos pontos fortes e fracos de cada um dentro do time (inclusive eu!), é uma visão tão "crua"...
  • Percebi o quanto eu sou um cara do "planejamento": gosto de planejar tudo!Penso muito sobre minha carreira, faço planos de desenvolvimento pessoal, dou nomes aos meus planos...acho que não conheço ninguém que seja "tão" assim! :P...
  • ...mas não sou um cara "só" do planejamento...gosto de ver as coisas na prática! Daí reparei que liderando um time (de RH) de 15 pessoas hoje, eu ando delegando muito bem! Afinal, as coisas têm funcionado bem...
  • ...e que por gostar de ver as coisas na prática, gosto muito de dar idéias também, contribuir com as idéias dos outros! Para mim, uma idéia "jogada" na roda é a melhor idéia! Podemos crescer em cima dela! Fica ótimo!
  • Por outro lado, preciso me entregar mais!Deixo pouco espaço para que as pessoas se aproximem de mim. Tenho a tendência a escolher uma tarde em casa para pensar e planejar do que um churrasco com amigos...

Daí com esse processo de reflexão, vêm finalmente as conclusões...


  • Para se entregar é fundamental ter paixão pelo que se faz! Sempre levantei essa bandeira! Acho que as pessoas podem fazer sempre mais e melhor se vêem sentido e amam o que elas fazem...
  • Para aprender a cada nova experiência/ciclo na vida, aceite sempre novos desafios...se está em dúvida sobre qual será seu próxmo passo - responda: isso será um desafio?
  • O planejamento de carreira serve para te mostrar se as coisas estão alinhadas no longo prazo, mas ele sempre pode (e será) mudado...o foco deve ser sempre viver uma oportunidade de cada vez!
E fica uma dica que a Gabi (Werner - http://gabiwerner.nomadlife.org/) me deu (subjetivamente :P) e que eu levo comigo:

"Conheça cada vez mais pessoas! Forme a sua rede de contatos, de relacionamentos...Para isso, você precisa ter um interesse no que as pessoas fazem, nos resultados e impactos que elas estão gerando...e não nas aparências."

A idéia é que você não precisa ser amigo de todo o mundo para que os planos funcionem, basta se interessar pelo impacto que essas pessoas estão gerando...e cooperar! A amizade, a confiança,...são consequências...

Um comentário:

Titi disse...

A-D-O-R-E-I! xD

Mto bom meu caro!