quinta-feira, 27 de março de 2008

Liderar é motivar

Hoje ao fim da minha reunião de equipe, sentei com meus coordenadores para pensarmos em como a reunião tinha sido. Alê levantou uma questão interessante: "Estou desmotivado porque meus membros não entregam"...tá e por que eles não entregam? "Porque estão desmotivados!"

Eis aí a chave central da liderança! Liderar é motivar! "Quando você encontra a motivação dos seus membros, sua liderança é plena", me disse certa vez Millovisk! :P

E segundo um tal de John Maxwell, um daqueles 'gurus' americanos, Millovisk está certíssima! Liderar é influenciar! Para todos os lados: chefes, subordinados, seus pares...E para saber motivar, é preciso conhecer as razões de motivação de cada um dos seus membros.

Alguns se motivam por poder, querem autonomia para decidir e liderar as pessoas, outros por status, querem posições altas e serem adimirados, outros por segurança, querem estabilidade, alguns por qualidade de vida, querem ter prazer no trabalho e na vida pessoal, outros por superação, querem desafios e por fim tem quem se motive por reconhecimento, gostam de agradar e contribuir.

E você, o que te motiva? Que tal ir além: o que motiva as pessoas com quem você trabalha?

Nenhum comentário: