sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Comunicação estratégica ou estratégia é comunicação?

Recentemente assisti a uma palestra sobre Comunicação em São Paulo e me surpreendi com o tanto que uma boa (ou má) comunicação pode interferir na nossa vida pessoal e profissional.


A palestrante ilustrou 'crises' decorridas de falha na comunicação, como no caso do presidente da Philips que teve a infelicidade de dizer que "Brasil iria virar um Piauí!", deflagrando uma crise diplomática entre a empresa e o governo do estado.

A palestrante mostrou que o processo de comunicação envolve um código de roupas e aparência adequada, clareza, objetividade, interlocutores, receptores, mensagem, entre outros elementos.

Depois de participar de vários processos de seleção na AIESEC, também percebo a força que as habilidades de comunicação dos candidatos interfere na escolha dos selecionados e na capacidade desses membros virem a se tornar líderes dentro da organização.

Sobre o papel do líder, Kottler disse "Comunicação é a única tarefa de um presidente que não pode ser delegada".

Sabe aquelas frases que, sabe-se lá o porquê, você sempre lembra?

Algumas reflexões que podem ajudar a melhorar sua comunicação, abrindo portas para novos relacionamentos:

- As pessoas aproximam-se pela semelhança e não pelos opostos, como diz o ditado popular. Quando admiramos uma pessoa, dizemos: que pessoa extraordinária, agradável, que pessoa simpatica...e lá no fundo o outro comentário quase imperceptível complementa: "tão parecida comigo".

- Só percebemos qualidades e defeitos nos outros quando nos chamam atenção porque em potencial, temos essas características em nós mesmos.

- Deve-se querer comunicar.

- Flexibilidade: colocar-se no lugar do outro de forma empática.

- Mantenha a calma, evite ser dominado por algum preconceito qualquer.

- Tenha paciência, saiba aceitar o silêncio da outra pessoa.

- Evite contradizer o outro com "mas", "todavia",...

- Procure antes da discordância, pontos nos quais vocês dois concordam.

- Valorize as opiniões dos outros.

- Crie condições para os outros se expressem, se sintam à vontade de ser como eles são.

- Não leve as diferenças para o lado pessoal.

- Certifique-se que você entendeu DE FATO o que o outro quis dizer: repita, questione, pergunte...Evite tirar conclusões infundadas.

- Aceite as pessoas como elas são são, cheias de defeitos, virtudes, paixões, limites...assim como você.

- As pessoas não são valorizadas pelo que sabem, mas pelo que fazem com aquilo que sabem.

Nenhum comentário: