Recentemente assisti a uma palestra sobre Comunicação em São Paulo e me surpreendi com o tanto que uma boa (ou má) comunicação pode interferir na nossa vida pessoal e profissional.
A palestrante ilustrou 'crises' decorridas de falha na comunicação, como no caso do presidente da Philips que teve a infelicidade de dizer que "Brasil iria virar um Piauí!", deflagrando uma crise diplomática entre a empresa e o governo do estado.
A palestrante mostrou que o processo de comunicação envolve um código de roupas e aparência adequada, clareza, objetividade, interlocutores, receptores, mensagem, entre outros elementos.
Depois de participar de vários processos de seleção na AIESEC, também percebo a força que as habilidades de comunicação dos candidatos interfere na escolha dos selecionados e na capacidade desses membros virem a se tornar líderes dentro da organização.
Sobre o papel do líder, Kottler disse "Comunicação é a única tarefa de um presidente que não pode ser delegada".
Sabe aquelas frases que, sabe-se lá o porquê, você sempre lembra?
Algumas reflexões que podem ajudar a melhorar sua comunicação, abrindo portas para novos relacionamentos:
- As pessoas aproximam-se pela semelhança e não pelos opostos, como diz o ditado popular. Quando admiramos uma pessoa, dizemos: que pessoa extraordinária, agradável, que pessoa simpatica...e lá no fundo o outro comentário quase imperceptível complementa: "tão parecida comigo".
- Só percebemos qualidades e defeitos nos outros quando nos chamam atenção porque em potencial, temos essas características em nós mesmos.
- Deve-se querer comunicar.
- Flexibilidade: colocar-se no lugar do outro de forma empática.
- Mantenha a calma, evite ser dominado por algum preconceito qualquer.
- Tenha paciência, saiba aceitar o silêncio da outra pessoa.
- Evite contradizer o outro com "mas", "todavia",...
- Procure antes da discordância, pontos nos quais vocês dois concordam.
- Valorize as opiniões dos outros.
- Crie condições para os outros se expressem, se sintam à vontade de ser como eles são.
- Não leve as diferenças para o lado pessoal.
- Certifique-se que você entendeu DE FATO o que o outro quis dizer: repita, questione, pergunte...Evite tirar conclusões infundadas.
- Aceite as pessoas como elas são são, cheias de defeitos, virtudes, paixões, limites...assim como você.
- As pessoas não são valorizadas pelo que sabem, mas pelo que fazem com aquilo que sabem.
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