terça-feira, 30 de outubro de 2007

O SUCESSO


No último verão, eu fiz um curso do SEBRAE em parceria com a ONU, chamado Empretec. O programa de empreendedorismo dura 8 dias e uma das maiores lições é sobre sucesso. Como atingir nossas metas e objetivos? E, na minha opinião, quando se fala sobre sucesso, a pergunta deve ser: como escolher nossas metas e objetivos?

Em uma das dinâmicas, somos levados a uma sala, onde existem 10 posições ordenadas da 1º (a mais proxima) até a 10º (a mais distante). Deve-se escolher uma das posições para se arremessar 4 aros, tentando acertá-los em um taco. Como fazer essa escolha? O nosso comportamento diante do desafio nos mostra um pouco como escolhemos nossas metas: se levamos em consideração a distância na hora de arremessar, Se distâncias maiores nos motivam e o sucesso (ou o fracasso) dependem, inevitavelmente, dessa escolha.


Para escolhermos nossas metas, devemos pensar bacisamente em dois pontos:
  1. Essa meta é desafiadora?
  2. Tenho condição de alcançar esse resultado?

Se uma das respostas for negativa, é válido repensar qual o sentido de SUCESSO para você. Se a meta não é desafiadora, para quê escolhê-la? Você quer simplesmente cumprir uma tarefa?Nesse caso meta seria sinônimo de tarefa, escolhemos metas assim como escolhemos as tarefas diárias que temos que cumprir. Se você não tem condições de alcançá-la, para que se desgastar? Faz sentido empreender esforços que vão além das suas condições de obter sucesso?

Para responder essas perguntas é fundamental AUTOCONHECIMENTO e BOM SENSO.Pois a meta é algo pessoal! Depende exclusivamente de você! Daí o porquê eu acredito que ter sucesso ou não depende, na maior parte, de nós mesmos.

Das minhas reflexões, levo o seguinte:

  • Quando você se sente seguro, capaz de entregar e realizar algo com excelência, você será capaz de dizer, com sinceridade, para si mesmo: eu sou capaz disso. Ou ir além, eu sou capaz de fazer isso melhor do que o que já foi feito em toda a história desse negócio ou projeto ou o que for....Autoconfiança se torna um aliado, pois estando seguro de poder entregar e autoconfiante, ninguém te para!

  • Ter PAIXÃO pelo que se faz. Acreditar, ter razões que vão além...são fundamentais para manter o motivação.

  • Se o SUCESSO na sua vida depende exclusivamente de uma coisa, você tem grandes chances de falhar e, principalmente, de se frustrar. Abra mais portas, identifique novas oportunidades. Sempre perdemos e ganhamos, saber lidar com os fracassos também é fundamental para obter sucesso.

  • Estar aberto ao aprendizado, em outras plavras, sucesso depende SIM de ser humilde!

  • Cultivar pessoas: não exclusivamente para uma meta ou objetivo. Trata-se de um hábito de cosntruir e fortalecer relacionamentos. Ninguém tem sucesso sozinho.

Rick...

Nenhum comentário: