segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O "futuro" da sustentabilidade

Muito se discute sobre desenvolvimento sustentável. Eu acredito que hoje as pessoas, em parte, já entendem que sem colaboração e respeito não é possível viver em comunidade nem "cuidar" do meio ambiente para as gerações futuras.


O termo sustentabilidade traz muitas idéias interessantes:

- Desenvolvimento sustentável exige que a sociedade compartilhe alguns valores como respeito e colaboração. Sem eles, como entender que o "todo é de todos"?
- Exige inovação. O futuro sustentável está para ser criado e não podemos criar algo a partir de soluções do passado.
- Tem relação com diversos outros temas: pobreza, aquecimento global, desenvolvimento econômico,globalização...

Muitas pessoas acreditam que sustentabilidade é um grande modismo. Mas eu acredito que isso acontece porque, em grande parte, ele não é trabalhado ou entendido a fundo (ainda).

Para mim, o desenvolvimento sustentável vai exigir uma modificação profunda na forma como nós interagimos em sociedade, como o trabalho é organizado e principalmente na economia. E isso já começou a acontecer.

Na economia, por exemplo, grande parte da população global vive às margens dos empregos tradicionais: trabalham ilegalmente, moram em zonas urbanas pobres, não tem acesso á educação básica. Quando estão dentro dos mercados formais, disputam vagas de emprego com concorrências absurdas, aceitam trabalhar em empresas que não revelam seus próprios valores e a fazer trabalhos que não as realizam como profissionais.

Isso não é sustentável.

Por outro lado, algumas iniciativas tem demonstrado como o futuro pode "ser"...A Acumen Fund, por exemplo, é uma organização que apoia pequenos empreendedores na África e na Ásia que possuem negócios de impacto ambiental positivo e que contribuem diretamente para a melhoria das condições de saneamento, água, moradia, saúde e energia.


O The Hub, um negócio social que fica em São Paulo, é uma iniciativa que revela uma modificação na forma como as pessoas estão passando a enxergar seu emprego.


Na mesma medida em que o mundo passa por grandes desafios em relação à inclusão social, preservação dos recursos naturais, violência, pobreza, aquecimento global,...novas idéias e projetos já vem no horizonte, nos mostrando como as coisas podem ser (e serão) no futuro, desde que a gente abra as portas para o futuro que está para "emergir"...

Nenhum comentário: