terça-feira, 15 de julho de 2008

Steve Jobs

Recentemente, vi um video do Steve Jobs falando para um grupo de alunos recém formados em Stanford.



Falta um ano para eu me formar na engenharia e chego ao final do curso com perspectivas um pouco quanto “diferentes” das de quando eu entrei.

Pensava em fazer mestrado e doutorado, pesquisas, ganhar dinheiro sendo engenheiro em empresas...hoje penso em trabalhar em organizações internacionais, com empreendedorismo, responsabilidade corporativa, estratégias, vendas, recursos humanos,...


Acompanhando Jobs:


Universidade:
em uma conferência, um empresário que tinha feito matemática e trabalhava com desenvolvimento econômico (do Brasil) em uma grande organização disse que o curso não tinha sido um limitante na carreira dele e que a universidade, sim, tinha sido sua experiência mais formadora.



Jobs:
“Eu decidi sair da universidade. Essa foi uma decisão assustadora, mas olhando para trás foi uma das melhores da minha vida. No momento em que sai, pude parar de me preocupar com o que era obrigatório para dar atenção ao que me interessava.”

Sua carreira é única. E é na universidade que você começa a traçar seu diferencial.

Futuro:
Imprevisível. Planejar pode dar diretrizes, mas o sentido das coisas só virá mesmo quando você olhar para trás.



Jobs:
“Você tem que acreditar que as coisas farão sentido no futuro. Acredite no que quiser: destino, karma, a vida, etc. Pensar assim nunca me deixou triste e fez toda a diferença na minha vida.”

Particularmente, tenho a filosofia de que no final tudo dá certo ou que, pelo menos, aconteceu da maneira como tinha que ser.

Paixão pelo que se faz


Jobs: “Você tem que encontrar o que você ama. Seu trabalho vai tomar uma grande parte da sua vida e você só estará satisfeito se sentir que está fazendo um excelente trabalho.”

Não se acomode.




Aproveitar seu tempo: lembrar que vamos morrer é uma forma de nos fazer tomar boas decisões. Todo orgulho, medo de falhar, expectativas,... Tudo some diante da morte. Você se sente nu, não tem razão para que você não siga seu coração.

Todo resto é secundário.

2 comentários:

Diana Pádua disse...

Excelente post, Rick! Eu já tinha visto esse vídeo do Steve Jobs, e acho q tudo faz muito sentido!

Nunca deixe de acreditar, mocinho! ;D

bjs
Diana
www.dianapadua.com

Ricardo Dutra Gonçalves disse...

Valeu, Di!

Adorei a mensagem desse video!

Bjoos!